top of page

Como fazer um plano de Cargos e Salários?



O setor de Recursos Humanos contribui em vários processos importantes dentro das empresas, inclusive na manutenção e valorização de seus colaboradores, peça essencial para que o negócio funcione como o esperado.

Uma estratégia fundamental para diminuir a rotatividade, manter talentos e aumentar a produtividade é criar um plano de cargos e salários. Para te ajudar a entender melhor como aplicá-lo no negócio, preparamos esse conteúdo com um passo a passo sobre o assunto.

Confira!


O que é um plano de cargos e salários?


A estratégia chamada de “plano de cargos e salários" pode ser aplicada ao criar um manual interno onde o setor de Recursos Humanos descreve funções, responsabilidades, detalhamento salarial e benefícios para cada cargo existente na empresa.

Esse plano evita o favoritismo, garantindo que a implementação de vagas, promoções ou o desenvolvimento dos colaboradores seja feita de forma imparcial e padronizada conforme suas habilidades e produtividade, de forma igualitária e livre de preconceitos.

Outros objetivos do plano de cargos e salários é garantir a equiparação salarial conforme as leias da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), criar um plano de carreira que incentive os colaboradores e uma maneira clara de comunicar a eles sobre as ações realizadas nesse campo.

Abaixo listamos os passos básicos de como fazer um plano de cargos e salários para te ajudar na implantação dessa estratégia em sua empresa:


1. Planejamento e estruturação de cargos


Antes de iniciar a criação do plano de cargos e salários, é essencial realizar um planejamento determinando quais os principais objetivos e metas a se alcançar internamente ao aplicar a estratégia.

Realize então uma análise interna para estruturar e categorizar todos os cargos de sua organização, listando as responsabilidades, competências e funções, tudo relacionado por nível de importância. O organograma da empresa pode ajudar nessa etapa.

A participação dos gestores é importante nesse processo, já que possuem uma visão mais clara dos departamentos. Questione-os também sobre as necessidades de movimentação de colaboradores e possíveis novas contratações ou cargos que sejam necessários.


2. Analise o mercado para determinar bases salariais


A segunda etapa se dá pela análise do mercado para determinar as bases salariais e benefícios para cada nível de cargo. Isso permite que o setor compare com o que já é aplicado no negócio e realize sugestões de adequação para garantir que os colaboradores tenham uma remuneração justa e adequada ao que realizam.

Nessa pesquisa é relevante considerar seus concorrentes diretos, empresas com tamanho similar e as médias para os cargos considerando sua região geográfica. A partir disso, o RH estrutura as remunerações ideais e os benefícios que devem ser aplicados na organização, tudo alinhado com o departamento financeiro.

Essa etapa inclui criar políticas salariais para a aplicação das remunerações, que podem incluir informações de análise como o desempenho individual, feedbacks realizados, tempo de trabalho na empresa, nível de competência técnica e sua formação acadêmica.


3. Desenhe o plano de carreira interno


O plano de cargos e salários também inclui a elaboração do plano de carreira que a empresa oferece a seus colaboradores, o que garante que eles enxerguem a possibilidade de crescimento e valorização de seus esforços.

Entenda qual o modelo de carreira usado na empresa para criar ações alcançáveis, seja subir na hierarquia rumo a cargos de liderança e gerência (carreira linear), se especializar dentro da área de atuação para níveis mais aprofundados (carreira em Y) ou buscar cargos de liderança em uma área técnica (carreira em W).


4. Divulgar o plano de cargos e salários na organização


Para garantir a visão de um processo justo e igualitário, além de ajudar na divulgação do plano de carreira, é importante compartilhar com os colaboradores e disponibilizar o material criado onde todos consultem o que será aplicado pela empresa.

Isso garante transparência na organização e ajuda no incentivo para os colaboradores busquem se desenvolver, alcançando novos benefícios através de sua produtividade.

Conheça a GCINET, uma empresa especializada em tecnologia SaaS com software para gestão de recursos humanos, uma maneira de otimizar seus processos do setor com total garantia de segurança da informação.

Entre em contato pelo site ou através do telefone para conhecer tudo sobre essa solução. Ligue 0800 878 7897!

37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page