top of page

X desafios do recrutamento e seleção



O processo de recrutamento e seleção sempre foi um grande desafio para as empresas, mas nos últimos anos, isso tem sido cada vez mais difícil, afinal, o mercado de trabalho passa constantemente por mudanças, dificultando esse processo.

Por conta disso, pensando em te ajudar, hoje trouxemos alguns dos principais desafios que envolvem o recrutamento e a seleção de profissionais capacitados para a empresa, para que você possa lidar com isso.

Acompanhe!


1 - Atrair pessoas qualificadas


As pessoas mais qualificadas normalmente estão empregadas, não é mesmo? E é comum que elas recebam boas propostas constantemente, e com isso, acabam se tornando ainda mais difícil de encontrar esses candidatos no mercado.

Quando buscamos por habilidades mais específicas ou técnicas, esse trabalho é ainda mais difícil, sendo um dos maiores desafios do recrutamento e seleção.


2 - Atrair os candidatos da maneira correta


Em uma empresa, nem sempre a quantidade de pessoas trabalhando significa que a equipe é de qualidade, não é mesmo? Isso também acontece no recrutamento e seleção.

Mesmo que muitos candidatos estejam interessados em uma vaga, é comum que as pessoas ideais não sejam atraídas da forma correta.

Por isso, para cada processo de recrutamento e seleção é necessário utilizar estratégias diferentes, para atrair as pessoas com os requisitos ideais que estão sendo procurados. A maneira com que a vaga é divulgada é importante, além da escolha do canal, por exemplo.


3 - Fazer a contratação com agilidade


Outro grande desafio comum do processo de recrutamento e seleção é contratar os candidatos de maneira ágil, principalmente pela urgência e pela falta de tempo que acontece nas empresas.

Mesmo que a contratação precise ser rápida, é comum que esse processo seja mais demorado, mas isso não pode acontecer, afinal, quanto mais tempo o cargo ficar vago na empresa, mais problemas podem ser comuns.

Além disso, as pessoas também podem acabar recebendo outras propostas atrativas, o que eliminaria a sua empresa.


4 - Oferecer uma excelente experiência para os candidatos


Outro desafio que não podemos deixar de citar no processo de recrutamento e seleção é oferecer uma boa experiência para os candidatos, afinal, esse é o primeiro contato que ele terá com a sua empresa.

A forma com que os candidatos são tratados durante essas etapas reflete diretamente na maneira em que eles serão tratados assim que contratados pela empresa.

Quando o processo de seleção deixa a desejar no quesito bom tratamento, é possível que as pessoas não tenham mais interesse em participar do processo de seleção, e com isso, você pode ter dificuldade de encontrar novas pessoas ou achar talentos ideais.


5 - Recursos investidos


Durante o processo de recrutamento e seleção é necessário investir dinheiro e tempo, além de contar com uma boa equipe para isso. Mas, nem sempre todos esses recursos estão disponíveis para fazer com que o processo seja realmente eficiente.

Para lidar com isso, o ideal é capacitar os seus colaboradores do setor de RH, assim eles vão conseguir fazer o processo em um tempo mais hábil.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar a lidar com esses desafios!

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page